Rates

Rates é uma freguesia do município da Póvoa do Varzim. A Vila de São Pedro de Rates é a sede administrativa da Freguesia.

Não confundir com Macieira de Rates, uma outra freguesia, no município de Barcelos, norte de Portugal, vizinha à Rates da Póvoa do Varzim.

Rates é a terra onde nasceram Thomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil, e Garcia d'Ávila, o maior proprietário de terras no Brasil e progenitor de grande parte da nobreza baiana.

São Pedro de Rates desenvolveu-se em torno do antigo Mosteiro, fundado no século 11, pelo conde D. Henrique. Pertencia à Ordem de Cluny e seguia a Regra de São Bento. No início do século 16, João de Sousa, pai de Thomé de Sousa, tornou-se o prior do Mosteiro. Em 1515, o Mosteiro foi reduzido a uma igreja paroquial, mas João de Sousa continuou com suas funções até sua morte.

Em 1517, D. Manuel I deu um foral novo ao Couto da Vila e Mosteiro de Rates.

Rates foi transformado em Comenda da Ordem de Cristo e o primeiro comendador foi Thomé de Sousa, filho do último prior do Mosteiro.

Em 1836, o Concelho de Rates foi extinto e a Vila foi integrada ao Concelho da Póvoa de Varzim.

Em 27 de abril de 2010, foi assinado um protocolo de geminação entre a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates e a Câmara Municipal de Mata de São João, na Bahia, declarando-se comunidades irmãs.

Entre as atrações estão a Igreja de São Pedro de Rates (século 11-13), o pelourinho, a antiga Câmara (século 18), quatro capelas (séculos 17 e 18), o Ecomuseu e outros prédios do Centro Histórico. São Pedro de Rates também integra o Caminho de Santiago e possui um albergue próprio para os peregrinos.

Mais: Mapa de Rates e História de Portugal

 

Portugal

 

 

Igreja Rates

 

Vista posterior da Igreja Matriz de São Pedro de Rates, construída, em estilo românico, nos séculos 12 e 13, no local onde existiu o Mosteiro fundado por D. Henrique.

Conta a lenda que Pedro de Rates foi convertido ao cristianismo pelo apóstolo São Tiago e o teria sagrado bispo de Braga. Pedro teria, então, fundado, em Rates, uma pequena comunidade religiosa, onde morreu.

 

Vista aérea de São Pedro de Rates.

 

Thome Sousa

 

Fachada, em granito, da Igreja de São Pedro de Rates, em estilo românico.

 

Centro Histórico

 

Rates

 

Porto Portugal

 

Lisboa

 

Viana do Castelo

 

Rates Portugal

 

Copyright © Guia Geográfico - Portugal Turismo.

 

São Pedro Rates

 

 

Portugal Turismo

 

 

 

 

 

Rates

 

 

 

Divulgação

 

 

 

Pedro PVZ

 

Vítor Ribeiro