Diocese do Funchal

 

A Diocese do Funchal foi fundada em 12 de Junho de 1514, pela bula Pro excellenti præeminentia do Papa Leão X. Localizada na capital do Arquipélago da Madeira, foi a primeira diocese portuguesa instituída fora da Europa. Estava subordinada à Arquidiocese de Lisboa. O primeiro bispo foi D. Diogo Pinheiro (1514-1526).

Nos anos seguintes, a Diocese do Funchal teve um papel fundamental para os missionários franciscanos dos territórios ultramarinos, inclusive no Brasil. Nas décadas seguintes, do século 16, a Diocese teve jurisdição canônica sobre a Igreja dos territórios ultramarinos do Reino de Portugal, na África, Ásia e América. Estava sob a alçada do Padroado Português, tutelado pela coroa através da Ordem de Cristo. Do ponto de vista territorial, era a maior diocese do mundo.

Em 31 de janeiro de 1533, a Diocese do Funchal foi elevada à dignidade de arquidiocese. Na mesma data foi criada a Diocese de Santiago de Cabo Verde, sufragânea da Arquidiocese do Funchal.

O primeiro e único arcebispo do Funchal foi D. Martinho de Portugal (1533-1547). Com seu falecimento, em 1547, o arcebispado não foi preenchido.

Em 25 de fevereiro de 1551, fundou-se a Diocese de São Salvador da Bahia, a primeira diocese do Brasil. Seu primeiro bispo, Dom Pedro Fernandes Sardinha, tomou posse apenas em 1552.

Em 3 de julho de 1551, Funchal retornou à condição de diocese (Bispado do Funchal, Porto Santo, Desertas e Arguim), novamente subordinada à Arquidiocese de Lisboa. Em 1566, a Catedral foi saqueada por corsários franceses.

Site oficial: www.diocesedofunchal.pt

 

Copyright © Guia Geográfico - Igrejas históricas portuguesas.

 

◄Portugal

◄Madeira

 

Acima, a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, Sé do Funchal. O templo começou a ser construído no final do século 15. Em 1488, o rei D. Manuel mandou erigir no Funchal um mosteiro de religiosas e a Igreja Paroquial. A igreja foi consagrada em 1508, ainda inacabada. Sua construção continuou pelas décadas seguintes.

A Catedral possui três naves, abriga várias peças do século 16, entre móveis e esculturas. Tem altares dos séculos 17 e 18. Seu interior possui muitas obras de grande mérito artístico.

 

Diocese Funchal

 

Mapa Madeira

 

Se Funchal

 

Antiga Se

 

Ilustração antiga da Sé do Funchal (desenho de James Bulwer, Views in the Madeira, 1827).

 

O altar-mor da Catedral (divulgação).

 

Portugal Turismo

 

 

Diocese do Funchal

 

 

 

 

Vitor Oliveira