Coimbra

Mapa CoimbraCoimbra é a maior cidade da região Centro de Portugal. É banhada pelo rio Mondego e sua área urbana desenvolve-se principalmente em uma colina.

A cidadela medieval, com suas muralhas, foi dominada pelos mouros no século oito, quando era a maior povoação ao norte do Tejo. No século onze foi definitivamente reconquistada pelos cristãos. Em 1112, os condados de Portucale e de Coimbra foram unificados e o primeiro rei de Portugal instalou sua corte em Coimbra.

Em 1537, a primeira universidade de Portugal instalou-se definitivamente em Coimbra. Desde então, a cidade desenvolveu-se como uma espécie de centro acadêmico do reino.

Mais: Teatro Gil Vicente e Turismo em Coimbra.

 

Portugal

 

Coimbra Portugal

 

A cidade de Coimbra vista do rio Mondego.

 

Torre e Via Latina, Polo I, da Universidade de Coimbra.

 

A Universidade de Coimbra foi a primeira de Portugal e é uma das mais tradicionais do mundo. Tem sua origem na criação do Estudo Geral, em 1290, ano em que foi também reconhecida pelo papa Nicolau IV. Começou a funcionar em Lisboa e foi transferida para Coimbra, em 1308. Após alternâncias de sua sede, passou a funcionar definitivamente em Coimbra, em 1537. Seus prédios mais antigos datam do século 16 e sua Biblioteca é uma das mais antigas do mundo.

Mais: Universidades de Portugal

 

 

Universidade Coimbra

 

Lisboa

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cidades de Portugal, Turismo na Europa.

 

 

 

Coimbra

 

UC / Sérgio Brito

 

 

 

 

Portugal Turismo

 

 

 

© topdeq